• Tel: (19) 3435 2265
  • E-mail: biodendro@biodendro.com.br

Projetos Florestais

Projetos de restauração ecológica

Aplicação de técnicas eficazes e com custos adequados para atendimento das exigências legais relacionadas à projetos de restauração de ambientes degradados ou perturbados; experiência em técnicas de recuperação de voçorocas, integrando práticas de manejo do solo, água e vegetação;

Desenvolvimento de modelos de reflorestamentos voltados à Reserva Legal visando rentabilidade econômica; Estudo de viabilidade econômica de projetos florestais com espécies nativas e exóticas de uso múltiplo, puras ou consorciadas;

Elaboração e execução de programas de reposição florestal para atendimento às exigências legais.

 

Projetos Silviculturais

Plantios de espécies nativas e exóticas, puras ou consorciadas;

Projetos vinculados aos Plano de Suprimento Sustentável – PSS, para empresas consumidoras de matéria prima florestal;

Elaboração e acompanhamento de Plano de Manejo Florestal Sustentável.


PROJETOS REALIZADOS PELA BIODENDRO

Projeto de reflorestamento de espécie nativa em 140ha das margens do reservatório de Ibitinga, município de Itajú-SP

ProGov Conserv – Conservação de Floresta

Assessoria técnica para implantação e manutenção de plantios de espécies arbóreas nativas voltadas à restauração florestal em 140 hectares localizados nas margens do reservatório de Ibitinga, município de Itajú-SP. Elaboração de projeto técnico, planejamento e acompanhamento da equipe de campo nas operações de pré-implantação, implantação e manutenção das áreas restauradas. Monitoramento da sobrevivência e desenvolvimento das mudas em campo e elaboração de relatórios de acompanhamento.

Período: 2016 a 2021


Projetos Socioambientais com comunidades tradicionais

Linhas do Xingu Transmissora de Energia Ltda/ Grupo Isolux Corsan S.A

Assessoria para implementação de programa socioambiental em Reserva Extrativista e Terra Indígena, na região do PA e AM. Entre as atividades desenvolvidas estão a reposição florestal através de sistemas agroflorestais; construção participativa de propostas de melhoria da segurança alimentar e geração de renda por meio da agricultura e extrativismo na ótica da agrobiodiversidade; manejo florestal participativo; viabilização da comercialização de produtos agroflorestais pela comunidade; construção de processo para gestão ambiental do território e desenvolvimento de mecanismos para o fortalecimento institucional das comunidades.

Período: 2015 a 2018


Projeto de viabilidade financeira de Reserva Legal

Grupo Sanhaço Agrosilvipastoril

Elaboração de projeto florestal com viabilidade financeira para o uso econômico da Reserva Legal em Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Foram levantadas informações de rendimento operacional, custos de mão-de-obra, insumos agrícolas, operações e arranjos espaciais relacionadas às diversas espécies madeiras e não madeireiras, nativas e exóticas.

Período: 2016


Projetos de Restauração Florestal em Cachoeiras de Macacu-RJ

MM Gramados

Assessoria técnica para elaboração e implantação de Projeto de restauração florestal de 13,3ha na Mata Atlântica localizada no município de Cachoeiras do Macacu – RJ. Consultoria para a MM Gramados na execução de projeto de mitigação de impactos ambientais da Pedras Transmissora de Energia S.A. (CELEO/Grupo ELECNOR). Elaboração e execução de projeto de restauração florestal e aplicação de práticas mecânicas e vegetativas para o controle de erosões em taludes na propriedade da Construtora Colares e Linhares Ltda, município de Cachoeiras do Macacu – RJ.

Período: 2011-2012


Projeto de Compensação Ambiental do Terminal Flexível de GNL da Baía de Guanabara

Alphenz Engenharia Ltda

Responsabilidade técnica pela elaboração de projeto, implantação, condução e monitoramento de 11,5 hectares de áreas de restauração florestal e revegetação de voçorocas no Bioma Mata Atlântica, em projeto de compensação ambiental da Petrobrás, no município de Cachoeiras de Macacu-RJ.

Período: 2010-2014


Business Plan em Projetos de Carbono de Reflorestamento

Biofílica Ambipar Environment

Consultoria visando a análise da cadeia dos projetos de restauração florestal no Brasil para dar suporte à elaboração do plano de negócios de projetos de carbono AFOLU (Agriculture, Forestry and Other Land Use), da categoria ARR (Afforestation, Reforestation and Revegetation). As análises preliminares se basearam na prospecção de possíveis parcerias por meio do mapeamento das grandes iniciativas de restauração, mapeamento dos fornecedores de serviços e produtos da cadeia da restauração, estimativa dos métodos de restauração com base no potencial de regeneração natural, e estimativa do potencial de estoque de carbono dos diferentes parceiros. Com as análises preliminares foi possível a elaboração da estimativa do preço mínimo do CO2 equivalente necessário para tornar o projeto de restauração/parceria viável economicamente.

 


PROJETOS EM PARCERIA

 

Estudo Estratégico: Investimentos para a restauração ambiental no Brasil

AGROICONE

Contribuição a realização de estudo voltado à demanda por financiamento para implementação de projetos de recomposição florestal visando o atendimento dos Programas de Regularização Ambiental, preconizado pelo código florestal. Elaboração de 12 planos de negócios para propriedades de estados do Brasil (SP, MT e BA), análises financeiras de projetos de uso econômico de APP e Reserva Legal, mapas de adequação ambiental e elaboração de documentos técnicos.

Período: 2016-2017


Estudo estratégico: Quanto o Brasil precisa investir para recuperar 12 milhões de hectares de florestas?

Coalizão Brasil

Parceria com o Instituto Escolhas para desenvolvimento do estudo para a Coalizão Brasil – Clima, Floresta e Agricultura. Elaboração de documento técnico com premissas relacionadas à recomposição da vegetação, em consonância aos dispositivos do código florestal e instrumentos regulatórios correlacionados; prognóstico de produção madeireira de modelos de reflorestamento com espécies exóticas e nativas, para os biomas Mata Atlântica e Amazônia; definição dos custos de implantação, manutenção, manejo e monitoramento de sistemas florestais; análise de viabilidade de investimento e retorno econômico.

Período: 2016


Projeto: Restauração florestal da área verde do Aeroporto de Registro-SP

FEALQ (Fundação de Estudos Luiz de Queiroz) e NACE-PETECA (Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental)

Participação dos membros da equipe como assessores, em projeto de restauração florestal da área verde do Aeroporto de Registro-SP, sob responsabilidade do DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), relacionado à compensação ambiental devido autorização da supressão de 30 hectares de floresta nativa no bioma Mata Atlântica. As etapas do projeto foram a restauração florestal, via resgate de mudas da floresta suprimida; monitoramento das áreas restauradas e elaboração de material didático.

Período: 2010-2015


Estudo Estratégico: Análise de custo-benefício para implementação do “Corredor de Biodiversidade do Araguaia”

Black Jaguar Foundation e ECOS Serviços Administrativos

Participação no desenvolvimento de estudo estratégico voltado à análise econômico-financeira para a implementação do Projeto “Corredor de Biodiversidade do Araguaia” – uma iniciativa de recomposição da vegetação nativa em macroescala da região Central e Norte do Brasil realizada pela Black Jaguar Foundation. As atividades envolveram o mapeamento de áreas disponíveis para a restauração; o levantamento da biodiversidade vegetacional e sua aplicação em modelos de restauração ambiental; determinação dos custos e benefícios da restauração considerando diferentes cenários de análise que incluíam o uso de modelos estritamente ecológicos como modelos econômicos para aproveitamento futuro de produtos madeireiros e não madeireiros, neste caso, especialmente os da sociobiodiversidade regional.

Período: 2019


Projeto: Adequação ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) do Assentamento Tuerê – Novo Repartimento/PA.

Solidaridad Network

Oficinas de capacitação para técnicos (ATER) e agricultores(as) abordando o Código Florestal e normas associadas e assessoria para a elaboração de 50 Projetos de PRAs (Programa de Regularização Ambiental) de 50 lotes do assentamento Tuerê-Novo Repartimento-PA.

Período: 2018


Estudo estratégico: Financiamento da recomposição florestal com exploração econômica da Reserva Legal

Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces) e SCM Consultoria

Desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), este estudo buscou avaliar a viabilidade econômico-financeira de modalidades de financiamento bancário para a recomposição de áreas de Reserva Legal (ARL) utilizando modelos de produção florestal ou agroflorestais. A análise foi realizada a partir de seis casos de estudo, envolvendo imóveis rurais nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Paraná.

Período: 2017


Estudo estratégico: Quanto o Brasil precisa investir para recuperar 12 milhões de hectares de florestas?

Instituto Escolhas

Parceria com o Instituto Escolhas para desenvolvimento de estudo encomendado pela Coalizão Brasil – Clima, Floresta e Agricultura. Elaboração de documento técnico com premissas relacionadas à recomposição da vegetação, em consonância aos dispositivos do código florestal e instrumentos regulatórios correlacionados; prognóstico de produção madeireira de modelos de reflorestamento com espécies exóticas e nativas, para os biomas Mata Atlântica e Amazônia; definição dos custos de implantação, manutenção, manejo e monitoramento de sistemas florestais; análise de viabilidade de investimento e retorno econômico.
Auxilio técnico para a construção da plataforma: #Quantoé?Floresta

Período: 2015-2016