• Tel: (19) 3435 2265
  • E-mail: biodendro@biodendro.com.br

Projetos Florestais

Projetos de restauração ecológica

Aplicação de técnicas eficazes e com custos adequados para atendimento das exigências legais relacionadas à projetos de restauração de ambientes degradados ou perturbados; experiência em técnicas de recuperação de voçorocas, integrando práticas de manejo do solo, água e vegetação;

Desenvolvimento de modelos de reflorestamentos voltados à Reserva Legal visando rentabilidade econômica; Estudo de viabilidade econômica de projetos florestais com espécies nativas e exóticas de uso múltiplo, puras ou consorciadas;

Elaboração e execução de programas de reposição florestal para atendimento às exigências legais.

 

Projetos Silviculturais

Plantios de espécies nativas e exóticas, puras ou consorciadas;

Projetos vinculados aos Plano de Suprimento Sustentável – PSS, para empresas consumidoras de matéria prima florestal;

Elaboração e acompanhamento de Plano de Manejo Florestal Sustentável.


PROJETOS REALIZADOS PELA BIODENDRO

Projeto de reflorestamento de espécie nativa em 140ha das margens do reservatório de Ibitinga, município de Itajú-SP

ProGov Conserv – Conservação de Floresta

Assessoria técnica para implantação e manutenção de plantios de espécies arbóreas nativas voltadas à restauração florestal em 140 hectares localizados nas margens do reservatório de Ibitinga, município de Itajú-SP. Elaboração de projeto técnico, planejamento e acompanhamento da equipe de campo nas operações de pré-implantação, implantação e manutenção das áreas restauradas. Monitoramento da sobrevivência e desenvolvimento das mudas em campo e elaboração de relatórios de acompanhamento.

Período: 2016 a 2021


Projetos Socioambientais com comunidades tradicionais

Linhas do Xingu Transmissora de Energia Ltda/ Grupo Isolux Corsan S.A

Assessoria para implementação de programa socioambiental em Reserva Extrativista e Terra Indígena, na região do PA e AM. Entre as atividades desenvolvidas estão a reposição florestal através de sistemas agroflorestais; construção participativa de propostas de melhoria da segurança alimentar e geração de renda por meio da agricultura e extrativismo na ótica da agrobiodiversidade; manejo florestal participativo; viabilização da comercialização de produtos agroflorestais pela comunidade; construção de processo para gestão ambiental do território e desenvolvimento de mecanismos para o fortalecimento institucional das comunidades.

Período: 2015 a 2018


Projeto de viabilidade financeira de Reserva Legal

Grupo Sanhaço Agrosilvipastoril

Elaboração de projeto florestal com viabilidade financeira para o uso econômico da Reserva Legal em Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Foram levantadas informações de rendimento operacional, custos de mão-de-obra, insumos agrícolas, operações e arranjos espaciais relacionadas às diversas espécies madeiras e não madeireiras, nativas e exóticas.

Período: 2016


Projetos de Restauração Florestal em Cachoeiras de Macacu-RJ

MM Gramados

Assessoria técnica para elaboração e implantação de Projeto de restauração florestal de 13,3ha na Mata Atlântica localizada no município de Cachoeiras do Macacu – RJ. Consultoria para a MM Gramados na execução de projeto de mitigação de impactos ambientais da Pedras Transmissora de Energia S.A. (CELEO/Grupo ELECNOR). Elaboração e execução de projeto de restauração florestal e aplicação de práticas mecânicas e vegetativas para o controle de erosões em taludes na propriedade da Construtora Colares e Linhares Ltda, município de Cachoeiras do Macacu – RJ.

Período: 2011-2012


Projeto de Compensação Ambiental do Terminal Flexível de GNL da Baía de Guanabara

Alphenz Engenharia Ltda

Responsabilidade técnica pela elaboração de projeto, implantação, condução e monitoramento de 11,5 hectares de áreas de restauração florestal e revegetação de voçorocas no Bioma Mata Atlântica, em projeto de compensação ambiental da Petrobrás, no município de Cachoeiras de Macacu-RJ.

Período: 2010-2014

 


PROJETOS EM PARCERIA

 

Estudo Estratégico: Investimentos para a restauração ambiental no Brasil

AGROICONE

Contribuição a realização de estudo voltado à demanda por financiamento para implementação de projetos de recomposição florestal visando o atendimento dos Programas de Regularização Ambiental, preconizado pelo código florestal. Elaboração de 12 planos de negócios para propriedades de estados do Brasil (SP, MT e BA), análises financeiras de projetos de uso econômico de APP e Reserva Legal, mapas de adequação ambiental e elaboração de documentos técnicos.

Período: 2016-2017


Estudo estratégico: Quanto o Brasil precisa investir para recuperar 12 milhões de hectares de florestas?

Coalizão Brasil
Parceria com o Instituto Escolhas para desenvolvimento do estudo para a Coalizão Brasil – Clima, Floresta e Agricultura. Elaboração de documento técnico com premissas relacionadas à recomposição da vegetação, em consonância aos dispositivos do código florestal e instrumentos regulatórios correlacionados; prognóstico de produção madeireira de modelos de reflorestamento com espécies exóticas e nativas, para os biomas Mata Atlântica e Amazônia; definição dos custos de implantação, manutenção, manejo e monitoramento de sistemas florestais; análise de viabilidade de investimento e retorno econômico.

Período: 2016


Projeto: Restauração florestal da área verde do Aeroporto de Registro-SP

FEALQ (Fundação de Estudos Luiz de Queiroz) e NACE-PETECA (Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental)
Participação dos membros da equipe como assessores, em projeto de restauração florestal da área verde do Aeroporto de Registro-SP, sob responsabilidade do DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), relacionado à compensação ambiental devido autorização da supressão de 30 hectares de floresta nativa no bioma Mata Atlântica. As etapas do projeto foram a restauração florestal, via resgate de mudas da floresta suprimida; monitoramento das áreas restauradas e elaboração de material didático.

Período: 2010-2015