• Tel: (19) 3435 2265
  • E-mail: biodendro@biodendro.com.br

Pesquisa e Capacitação

Assessoria a projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

Elaboração e execução de projetos de pesquisas na área de restauração florestal; desenvolvimento socioambiental e fortalecimento institucional de comunidades; estudos estratégicos para elaboração de políticas públicas.

 

Levantamentos florísticos e fitossociológicos

Estudos florísiticos e fitossociológicos são elementares para entender a diversidade,  composição e estrutura da vegetação de ambientes naturais, sendo necessários em diversos procedimentos como: Licenciamento ambiental de empreendimentos; EIA/RIMA ou RAP;  Plano de manejo de áreas naturais; Criação de Reservas Particular do Patrimônio Natural – RPPN; Estudos de ecologia de populações de espécies raras e ameaçadas; Planos de conservação de ecossistemas naturais; prospecção de produtos madeireiros e não madeireiros para manejo florestal;  Criação de trilhas interpretativas para uso em educação ambiental e Plano de coleta de sementes florestais.

 

Quantificação do estoque de carbono florestal

Estudos dirigidos relacionados ao balanço de emissões (remoções/emissões) de Gases do Efeito Estufa para projetos de florestamento e reflorestamento, incluindo procedimentos de elaboração de PDD (Project Design Document), validação e registro no mercado oficial do MDL ou voluntário.

 

Palestras, cursos e treinamentos

Elaboração e execução de atividades vinculadas a programas socioambientais de empresas e órgãos governamentais, cuja temática permeia pela educação, conservação, manejo e uso ordenado de produtos florestais madeireiros e não madeireiros.

 

 


PROJETOS REALIZADOS PELA BIODENDRO

Cursos de capacitação de temas ambientais na região de abrangência da Ribeirão Preto Transmissora de Energia (RPTE) e Poços de Caldas transmissora de energia (PCTE)

Dossel Ambiental

Atividades práticas e teóricas em dez polos de atuação na região oeste de SP e sul de MG em três campanhas 2014, 2015 e 2016, abordando: produção de sementes e mudas de espécies florestais nativas, controle biológico de pragas e doenças na agricultura, adequação de propriedades rurais e elaboração de materiais didáticos

Período: 2014 – 2016


PROJETOS EM PARCERIA

Projeto P&D “Desenvolvimento de microclima favorável ao estabelecimento da biodiversidade no entorno dos reservatórios hidroelétricos da AES Tietê”

IPEF (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais)

Participação dos membros da equipe no desenvolvimento da pesquisa, incluindo: implantação e avaliação de experimentos de restauração florestal que testam diferentes técnicas de manejo do solo e fontes  de fertilização alternativas; incluindo a adubação verde e os organominerais; arranjos de plantio de espécies nativas de diferentes formas e hábitos de vida; uso de microrganismos simbiontes: bactérias nodulíferas fixadoras de nitrogênio (BNFN) e micorrizas (MVA); elaboração, implantação e monitoramento de áreas de restauração florestal utilizando diferentes métodos e modelos de restauração florestal, buscando minimizar custos e maximizar os atributos ecológicos.

Período: Em andamento


Projeto: Análise ecológica, dendrométrica e do uso potencial de espécies arbóreas nativas em plantios consorciados para fins econômicos e de sequestro de carbono

IPEF (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais)

Pesquisa contratado pela TNC (The Nature Conservancy) voltada à avaliação ecológica de áreas restauradas  submetidas à diferentes métodos de manejo presentes às margens dos reservatórios hidroelétricos do estado de São Paulo. Participação na execução de levantamento de dados em campo, análise de dados ecológicos e dendrométricos visando determinar potencial de espécies arbóreas nativas para uso em plantios consorciados,  para fins econômicos e de sequestro de carbono.

Período: 2005-2006


Projeto: “Modelos de recuperação de áreas degradadas com espécies nativas em duas regiões do Brasil visando sequestro de carbono”.

IPEF (Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais) e Petrobrás

Participação no projeto desenvolvido pela IPEF/USP-ESALQ em convênio com a Petrobrás. implantação de áreas experimentais; definições de protocolo para avaliação do potencial de sistemas florestais em acumular carbono; atividade diversas relacionadas à silvicultura de espécies nativas; definições do envolvimento do componente social em projeto de MDL e indicadores de sustentabilidade.

Período: 2004-2006


Projeto “Pesquisa e Desenvolvimento em Restauração de Áreas Degradadas – P&D Aneel”

IPEF (Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais)

Participação no projeto de pesquisa desenvolvido pelo Programa Temático de Conservação, Educação e Legislação Ambiental (PTECA), através de convênio com a Duke Energy International e o IPEF/USP-ESALQ.

Elaboração de projetos de pesquisa voltadas à avaliação da eficiência das atividades do setor de reflorestamento da empresa com vista à minimização dos custos de implantação, manutenção e condução dos plantios; desenvolvimento de modelos alternativos de restauração; implantação, condução e avaliação de experimentos em restauração florestal.

Período: 2002-2004