• Tel: (19) 3435 2265
  • E-mail: biodendro@biodendro.com.br

Gestão e Monitoramento Ambiental

Adequação ambiental de propriedades rurais

Diagnóstico de propriedades rurais para caracterização do uso e ocupação do solo e verificação do atendimento às normas legais, especialmente da Lei 12.651/2012. Elaboração do projeto de adequação ambiental considerando as peculiaridades do solo e clima, os recursos disponíveis e as melhores técnicas a serem aplicadas em termos de custo-efetividade.

 

Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Plano de Regularização Ambiental (PRA)

Elaboração de todos procedimentos necessários ao diagnóstico e mapeamento das informações para inscrição das propriedades rurais no Sistema do Cadastro Ambiental Rural (SICAR) e, como segunda etapa do processo, as ações necessárias para efetiva implementação do Projeto de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas – PRADA, no Âmbito do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

 

Monitoramento de projetos de restauração ecológica

Levantamento de dados relacionados aos índices e parâmetros da vegetação em áreas sob processo de restauração ecológica para averiguar as condições de atendimento de condicionantes ambientais exigidas pelos órgãos ambientais para projetos desta natureza.

 

Projeto de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas – PRADA / Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) / Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA)

Elaboração, execução e acompanhamento de projetos de recomposição da vegetação nativa voltada ao atendimento de exigências de processos de licenciamento ambiental.

 

Inventário florestal

Elaboração de estudos visando a quantificação de produtos florestais madeireiros e não madeireiros em florestas plantadas ou nativas, visando assegurar a confiabilidade das estimativas dos estoques do projeto em análise e, consequentemente, garantir o valor adequado de comercialização.

 

Licenciamento ambiental

Execução de perícias e auditorias,  elaboração de laudos e pareceres técnicos com especialidade em assuntos relacionados a engenharia florestal e legislação ambiental.

 


PROJETOS REALIZADOS PELA BIODENDRO

Assistência Técnica Especializada em Engenharia Florestal

AES Tietê

Avaliação dos aspectos ambientais de processos judiciais relacionados a ocupação por confrontantes de áreas marginais dos reservatórios sob concessão da empresa, envolvendo descrição e quantificação das intervenções, elaboração de laudo e parecer técnico, mapeamento das áreas.

Período: 2015 a 2018


Relatório de Impacto Ambiental

Grupo Sanhaço Agrosilvipastoril

Diagnóstico dos impactos ambientais decorrentes da construção de empreendimento nos arredores da propriedade. As análises foram realizadas na flora, com o levantamento florístico e caracterização da mata ciliar e nos recursos hídricos, com a comparação entre vazão máxima da microbacia hidrográfica e a vazão máxima do vertedor antes e depois da conversão do uso do solo proporcionado pelo empreendimento.

Período: 2016


Assessoria técnica para projetos silviculturais e adequação ambiental

Empreendimento Fazenda Arujabel

Interpretação de imagens e mapeamento para adequação ambiental e identificação de potenciais oportunidades de uso da terra nas áreas de Reserva Legal. Utilização de geoprocessamento e análise de paisagem para identificação de áreas prioritárias para restauração ecológica de APPs e de Reserva Legal.


Assistência Técnica Especializada em Engenharia Florestal

Siderúrgica Norte Brasil S. A.

Elaboração de programa socioambiental para equivalência de compensação em Termo de Ajustamento de Conduta junto ao IBAMA; articulação e apoio a elaboração de workshops com instituições parceiras envolvidas; assistência técnica em processos judiciais conduzidos pela Advocacia Mattos Filho, envolvendo elaboração de parecer técnico para defesas administrativas, acompanhamento de perícia e confrontação de atributos técnicos e legais.

Período: 2012-2013


Monitoramento de áreas restauradas

AES Tietê

Avaliação das condições ambientais de áreas restauradas às margens dos reservatórios das Usinas Hidroelétricas da AES Tietê nas Bacias do Rio Tietê e do Rio Grande, em regiões sob o domínio dos Biomas Mata Atlântica e Cerrado. Monitoramento através de índices e parâmetros da vegetação e avaliação do sucesso das práticas silviculturais em 559 talhões de plantio de mudas de espécies nativas, totalizando 793 hectares.

Período: 2011-2012


Monitoramento da restauração florestal

Monterrey Empreendimentos Ltda

Execução do monitoramento da restauração florestal de 9 hectares no Parque Natural da Gruta Dainese em Americana-SP. Responsabilidade técnica pela elaboração do projeto e pelo acompanhamento da execução dos serviços.

Período 2011-2014


Acompanhamento de TCRA

Tecelagem Jacyra Ltda

Avaliação da restauração florestal através da caracterização da estrutura, medição dos indivíduos arbóreos e identificação de espécies nativas em Áreas de Preservação Permanente, localizada na zona urbana de Americana.

Período: 2010


Projeto de Compensação Ambiental do Terminal Flexível de GNL da Baía de Guanabara

Alphenz Engenharia Ltda

Responsabilidade técnica pela elaboração de projeto, implantação, condução e monitoramento de 11,5 hectares de áreas de restauração florestal e revegetação de voçorocas no Bioma Mata Atlântica, em projeto de compensação ambiental da Petrobrás, no município de Cachoeiras de Macacu-RJ.

Período: 2010-2014


Projeto: quantificação do impacto da supressão de árvores para licenciamento ambiental de linhas de distribuição de Energia

CPFL – Santa Cruz (Companhia Paulista de Força e Luz)

Levantamento através de método de amostragem estratificada da vegetação presente nas faixas de segurança das redes de distribuição e transmissão da CPFL Santa Cruz no estado de São Paulo, abrangendo 19 municípios paulistas no Vale do Paranapanema, entre Avaré o Ourinhos e três municípios paranaenses, totalizando 630 pontos amostrais

Período: 2009-2010


Adequação ambiental e análise de oportunidade de uso da terra na Reserva Legal

Fazendas Santana do Baguassu, São Bruno e Mayra

Interpretação de imagens de satélite, mapeamento do uso e ocupação do solo e levantamento da flora nativa das fazendas Santana do Baguassu, Mayra e São Bruno, localizados nos municípios de Pirassununga-SP e Tambaú-SP, para adequação ambiental e identificação de potencialidades e oportunidades de uso da terra nas áreas de Reserva Legal. Utilização de geoprocessamento e análise de paisagem para identificação de áreas prioritárias para restauração ecológica em APPs e Reserva Legal.

Período: 2009


Projeto Análise da Conectividade da Paisagem e infestação de cipós das FAVC

CONPACEL (Antiga Ripasa S.A.)

Serviço de Análise da paisagem para determinação e avaliação do índice de conectividade e do grau de infestação de cipós em Florestas de Alto Valor de Conservação (FAVC). Fazendas na Região de Boa Esperança do Sul-SP (transição de Floresta Estacional Semidecidual e Cerradão) e Itararé-SP (transição de Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional Semidecidual e Cerrado).

Período: 2008


EUCATEX – Florestal

Atividades realizadas dentro do escopo do Programa de Monitoramento da Flora da empresa Eucatex. Dentre as atividades, se destacam: definição de diretrizes para a adequação ambiental das fazendas da empresa com vista à manutenção da certificação florestal (FSC); análise geral da paisagem por meio de imagens de satélites e plataformas SIG; restauração de áreas degradas; estudos da vegetação através de indicadores ambientais; florística e fitossociologia; adequação das atividades operacionais da empresa com vista à conservação ambiental; levantamento florístico, fitossociológico e avaliação das florestas de Alto Valor de Conservação em fazendas da empresa.

Período: 2004-2008

 


PROJETOS EM PARCERIA

Projeto “Orientação da restauração florestal e quantificação do sequestro de carbono da AES Tietê”.

FEALQ (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz) e NACE-PETECA (Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental)

Participação no monitoramento do sequestro de carbono por florestas restauradas às margens do reservatório das Usinas Hidroelétricas da AES Tietê nas Bacias do Rio Tietê e Grande, envolvendo a elaboração do PDD no âmbito do MDL; inventários de estoques de estoque de carbono; ajuste de equação de predição de biomassa;  aplicação de índices de vegetação na predição de biomassa florestal; elaboração de documentos técnicos para validação e creditação do projeto.

Período: 2008-2014


Projeto: Assentamentos Agroecológicos do Extremo Sul da Bahia

IPEF (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais) e NACE -PETECA (Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental)

Participação no projeto “Assentamentos Agroecológicos do Extremo Sul da Bahia”, vinculado ao Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento de Assentamentos Rurais e da Agricultura Familiar (PPDARAF). Foram realizados diagnóstico ambiental participativo de sete fazendas em processo de regularização para formação de assentamentos rurais, totalizando 10,8 mil hectares para mapeamento e adequação ambiental na instalação dos Assentamentos Agroecológicos do Extremo Sul da Bahia, envolvendo informações de topografia do terreno, uso e ocupação do solo, hidrografia, áreas de preservação permanente, reserva legal e áreas de uso restrito, conforme legislações vigentes. Adicionalmente, realizou-se inventário para a proposta de plano de manejo de biriba como elemento para a confecção do arco do berimbau.

Período: 2014


Projeto: Implementação de assentamentos agroecológicos na região do vale do Ribeira-SP

FEALQ (Fundação de Estudos Luiz de Queiroz)

Projeto desenvolvido em parceria entre a NACE-PETECA e o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), por meio da FEALQ. As atividades desenvolvidas foram o diagnóstico da vegetação e identificação de espécies de interesse para manejo de produtos não madeireiros da Mata Atlântica nas áreas florestais do assentamento Agroambiental Luiz David de Macedo, no município de Apiaí-SP,  e no Projeto de Desenvolvimento Sustentável  (PDS-INCRA) Alves Teixeira e Pereira, no município de Eldorado-SP.

Período: 2007-2008


Monitoramento ambiental da vegetação do aeroporto de Registro-SP

FEALQ (Fundação de Estudos Luiz de Queiróz) NACE PETECA ESALQ

Diagnóstico ambiental, por meio de levantamentos florísticos, fitossociológicos e análise estrutural da vegetação florestal, da área verde do aeroporto de Registro-SP, sob a gestão do DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo.

Período: 2005-2006