• Tel: (19) 3435 2265
  • E-mail: biodendro@biodendro.com.br

Geotecnologias

Projetos de Geoprocessamento, Cartografia e Sensoriamento Remoto

Análise espaço-temporal do uso e ocupação do solo através de produtos orbitais e técnicas de sensoriamento remoto;

Planejamento do uso da terra e estudos estratégicos considerando diferentes cenários com base na modelagem de dados integrados em Sistema de Informação Geográfica;

Zoneamento Ambiental e seleção de áreas prioritárias para produção e conservação de recursos naturais;

Dimensionamento de sistemas de conservação do solo e água de paisagens rurais;

Mapeamento ambiental para apoio técnico em projetos ambientais.

 


PROJETOS REALIZADOS PELA BIODENDRO

Assessoria técnica para a projetos silviculturais e adequação ambiental

Empreendimento Fazenda Arujabel

Interpretação de imagens e mapeamento para adequação ambiental e identificação de potenciais oportunidades de uso da terra nas áreas de Reserva Legal. Utilização de geoprocessamento e análise de paisagem para identificação de áreas prioritárias para restauração ecológica de APPs e de Reserva Legal.

Período: 2015 a 2017


Adequação ambiental e análise de oportunidade de uso da terra na Reserva Legal

Fazendas Santana do Baguassu, São Bruno e Mayra

Interpretação de imagens de satélite, mapeamento do uso e ocupação do solo e levantamento da flora nativa das fazendas Santana do Baguassu, Mayra e São Bruno, localizados nos municípios de Pirassununga-SP e Tambaú-SP, para adequação ambiental e identificação de potencialidades e oportunidades de uso da terra nas áreas de Reserva Legal. Utilização de geoprocessamento e análise de paisagem para identificação de áreas prioritárias para restauração ecológica em APPs e Reserva Legal.

Período: 2009


Projeto Análise da Conectividade da Paisagem e infestação de cipós das FAVC

CONPACEL (Antiga Ripasa S.A.)

Serviço de Análise da paisagem para determinação e avaliação do índice de conectividade e do grau de infestação de cipós em Florestas de Alto Valor de Conservação (FAVC). Fazendas na Região de Boa Esperança do Sul-SP (transição de Floresta Estacional Semidecidual e Cerradão) e Itararé-SP (transição de Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional Semidecidual e Cerrado).

Período: 2008


EUCATEX – Florestal

Atividades realizadas dentro do escopo do Programa de Monitoramento da Flora da empresa Eucatex. Dentre as atividades, se destacam: definição de diretrizes para a adequação ambiental das fazendas da empresa com vista à manutenção da certificação florestal (FSC); análise geral da paisagem por meio de imagens de satélites e plataformas SIG; restauração de áreas degradas; estudos da vegetação através de indicadores ambientais; florística e fitossociologia; adequação das atividades operacionais da empresa com vista à conservação ambiental; levantamento florístico, fitossociológico e avaliação das florestas de Alto Valor de Conservação em fazendas da empresa.

Período: 2004-2008

 


PROJETOS EM PARCERIA

 

Projeto: Assentamentos Agroecológicos do Extremo Sul da Bahia

IPEF (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais) e NACE -PETECA (Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental)

Participação no projeto “Assentamentos Agroecológicos do Extremo Sul da Bahia”, vinculado ao Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento de Assentamentos Rurais e da Agricultura Familiar (PPDARAF). Foram realizados diagnóstico ambiental participativo de sete fazendas em processo de regularização para formação de assentamentos rurais, totalizando 10,8 mil hectares para mapeamento e adequação ambiental na instalação dos Assentamentos Agroecológicos do Extremo Sul da Bahia, envolvendo informações de topografia do terreno, uso e ocupação do solo, hidrografia, áreas de preservação permanente, reserva legal e áreas de uso restrito, conforme legislações vigentes. Adicionalmente, realizou-se inventário para a proposta de plano de manejo de biriba como elemento para a confecção do arco do berimbau.

Período: 2014